quarta-feira, 8 de setembro de 2010

[VIAGENS] Dicas sobre CouchSurfing

Faço parte do CouchSurfing (CS) desde março de 2009. Nesse período me tornei membro ativo, tanto recebendo surfers, quanto usando couchs pelo mundo. Minha maior experiência no CS aconteceu ano passado, quando passei 6 meses viajando pela Europa e usei o CS em mais de 50% das cidades que visitei (foram 40 cidades em 17 países). A experiência foi incrível e enriquecedora. Posso dizer que tenho verdadeiros amigos espalhados pelo Globo.

Após vários questionamentos de amigos sobre o projeto, resolvi tratar do assunto neste blog.

O Projeto CouchSurfing é um serviço de hospitalidade com base na Internet. Em 2010 atingiu a marca de 2 milhões de membros em mais 231 países e territórios. A partir de vários indicadores estima-se que seus membros usam o site de uma forma muito ativa, onde aproximadamente 50% oferecerem os seus sofás a viajantes, enquanto o restante informam que talvez hospedem ou encontravam-se disponíveis para ajudar com dicas ou até como guias turísticos em sua cidade.

Membros usam o site, projetado por Casey Fenton, para coordenar as acomodações. O CS disponibiliza numerosas funcionalidades como perfil pessoal ou coletivo detalhados, usa um sistema opcional de verificação de identidade por cartão de crédito, um sistema de certificação pessoal e sistema de referências pessoais para aumentar a segurança e a confiança entre membros. Existem muito mais funcionalidades à disposição dos membros como grupos de discussão, reuniões e encontros, salas de conversa e muito mais.

A missão do CouchSurfing é "Participação na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez”. O CS procura ligar pessoas e lugares internacionalmente, criar trocas educacionais, fomentar consciência coletiva, espalhar a tolerância e o entendimento cultural. Os membros da comunidade almejam fazer a sua parte individual ou coletivamente para criar um mundo melhor e acreditam que o surfe de sofás é um meio para atingir esse objetivo.

É importante frisar que o CS não é mobília, não é encontrar alojamento gratuito por todo o mundo; é estabelecer ligações por todo o mundo. Fazendo o mundo um lugar melhor, abrindo as portas, os corações e as vidas dos participantes, concomitantemente, abrindo as mentes e dando as boas vindas à sabedoria que a troca cultural oferece.

Deseja-se criar ligações profundas e significativas que cruzam oceanos, continentes e culturas. O projeto quer mudar não só a maneira como se viaja, mas também a maneira como nos relacionamos com o mundo!

A inscrição na organização é gratuita e pode ser obtida simplesmente registrando-se no site. A atividade principal da organização é a troca de alojamento. Enquanto anfitrião, um membro oferece o alojamento a seu belo prazer; não é necessário alojar, mas obviamente que é encorajado. Enquanto surfer (convidado), o viajante pode procurar e pedir alojamento para o seu destino. O alojamento é inteiramente consensual entre o anfitrião e o convidado, a duração, a natureza e os termos para a estadia do convidado são acordados à priori para satisfazer ambas as partes. Espera-se que a estadia seja também gratuita; não existem compensações monetárias exceto em determinadas situações (o convidado pode compensar o seu anfitrião pela comida).

Existem três métodos para garantir a segurança e a confiança, os quais estão todos visíveis nos perfis dos membros para potenciais anfitriões ou "surfers" terem em conta antes de qualquer tipo de encontro:
  • Referências pessoais, que anfitriões ou surfers (convidados) podem deixar um ao outro após terem usado o serviço.
  • Um sistema opcional de verificação por cartão de crédito, que permite aos membros "trancar" o nome e morada, fazendo um pagamento com cartão de crédito e introduzindo um código que o CouchSurfing envia à morada de pagamento (isto permite também que o CS recupere alguns custos por requerer um pequeno donativo para a verificação).
  • Um sistema pessoal de certificações, onde um membro que foi certificado — inicialmente apenas os fundadores do site estavam certificados — possa certificar um sem número de outros membros que ele ou ela tenha conhecido e em quem confie.
Os voluntários do projeto organizam freqüentemente encontros ou acampamentos os quais são eventos que duram vários dias e aproximam pessoas.

Existem ocasionalmente membros do site que tentam usar o site como um sistema de encontros, um problema que o fundador Casey Fenton reconhece ser comum a muitas comunidades online grandes com perfis pessoais. O outro lado desta discussão é, limitar as utilidades disponíveis aos membros é uma forma de censura, elemento este que não é desejável para uma comunidade aberta e livre como é o CouchSurfing. A equipe de embaixadores do CS vêm constantemente discutindo sobre a melhor maneira de resolver estas situações, sem censurar o uso do site.

Aproveito para deixar dicas do CS para os que desejam vir ao Rio de Janeiro:
Acontecem reuniões semanais de CSers no Rio de Janeiro, verifique nos posts da comunidade do RJ no CS.

Bom Couch Surfing ;)

Um comentário: