quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

[Pensamentos] Negócios Eletrônicos na web 2.0

Nossa, faz 2 meses que não escrevo neste Blog, desde novembro 2010.

Desculpem o sumiço, mas os últimos dois meses foram bem agitados entre fechamentos de projetos, viagens de fim de ano e novos desafios para 2011. E já que estamos falando de 2011, um feliz ano novo super atrasado a todos!

Um de meus desafios nesse trimestre é re-editar meu antigo curso de negócios eletrônicos, para uma disciplina do curso de MBA do qual sou docente. Iniciei relendo meu antigo livro sobre Comércio Eletrônico para Pequenas Empresas. Realmente me veio um saudosismo ao lembrar do momentos incríveis de introspecção e leitura para conclusão do meu Mestrado, o que por tabela, acabou gerando a obra supra citada.

Apesar de ter sido lançado em 2003, vejo como o livro ainda é atual, onde são citados desde enão conceitos como o modelo ICDT e de comunidades virtuais. Uma releitura prazerosa para um nerd-geek, verificando que escreveu algumas coisas coisas certas e futurísticas para época.

O novo desafio agora recai sobre a produção de um texto e slides sobre a nova era dos negócios eletrônicos, onde me permito chamar de Negócios Eletrônicos na Web 2.0, ou para os que preferem a língua inglesa, e-Business na Web 2.0. Negócios na era do facebook, do youtube, do google (famoso pai dos burros) e dos sites de compras coletivas.

É fato que o poder do comércio na Internet mudou de mãos, saindo do dominio de grandes corporações para onde sempre esteve o maior poder, no consumidor enquanto indivíduo e grupo. Talvez este seja o norte de meu novo curso, dar subsídios para que os alunos enxerguem novas maneiras de fazer negócios na web.

Quem sabe o próximo "livrocara" (facebook) seja de um Brasileiro...

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário