sábado, 28 de janeiro de 2012

Khan Academy: Educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar

Essa semana a capa da veja traz uma matéria sobre Salman Khan, considerado o melhor professor do mundo. Fiquei intrigado com o tema e fui dar uma "googlada" nesse tal de Salman. Fique maravilhado com o que encontrei...

Salman criou a a Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos, com a missão de "fornecer educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar", onde oferece uma coleção grátis de mais de 2.100 vídeos de matemática, ciência, ciências humanas, economia, física, entre outras matérias.

Veja aqui um vídeo de Salman falando sobre a Khan Academy no TED Talk. Se vc deseja legendas em Português Brasil, basta selecionar na ferramenta de Video Player.

Entretanto, tirei um tempo para baixar o vídeo, legendas e disponibilizo a vcs via 4Shared. Baixe aqui.

Essa nova maneira de ensino é revolucionária, pois permite o acesso democrático e de baixo custo a milhões de pessoas no mundo. A maioria das aulas são dadas pela maravilhosa metodologia de Salman e na lingua inglesa, entretanto, há opção de ver em portugues, atraves da iniciativa da Fundação Leman, ou com legendas. O mais legal é que vc pode contribuir tb criando as legendas para temas que te interessam e que vc queira divulgar.

Comecei a legendar alguns temas, principalmente para incentivar meu filho a assisti-los, segue aqui o vídeo com legenda.

Iniciativas como essa valem a pena serem divulgadas, portanto, DIVULGUEMOS!

Boa Aula!

3 comentários:

  1. Achei muito interessante.

    Muitas pessoas equivocadamente insistem que o conhecimento deve ser tratado como um nicho, em que um único dono seja como o “imperador da informação”.
    Conceito da qual sou contra. Compartilhar faz com que você se direcione a buscar mais, e faz com que os outros também busquem mais como você. Contribuindo assim com a democratização do ensino. Provando que na era atual não precisamos estar preso à algum lugar ou pessoa em específico para aprender.

    ResponderExcluir
  2. As melhores aulas do Youtube, agora em português
    A Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Natura e o Instituo Península, está trazendo a Khan Academy para o Brasil. As vídeo-aulas do fenômeno Salman Khan, que já foram assistidas mais de 115 milhões de vezes no YouTube, podem agora ser vistas em português (www.fundacaolemann.org.br/khanportugues). Até o final de maio, o canal contará com mais de 340 vídeos de Aritmética, Biologia, Química e Física.
    Além da dublagem e adaptação das aulas para o português, a Fundação Lemann aposta em levar a Khan Academy para as escolas públicas brasileiras. Inspirada por um projeto piloto desenvolvido na Califórnia, a Fundação quer usar os vídeos e o software de exercícios do site para ajudar a melhorar o aprendizado dos alunos. A ideia é oferecer a ferramenta para os professores, que poderão acompanhar em tempo real o desempenho dos seus alunos, contribuindo com uma maior individualização do ensino. O projeto começa em três escolas públicas de São Paulo, ainda este mês.
    A iniciativa foi destaque em reportagem de capa da revista Veja. “Sabemos que com os métodos tradicionais dificilmente conseguiremos oferecer um ensino mais personalizado a todos com a urgência de que precisamos”, afirmou Denis Mizne, Diretor Executivo da Fundação Lemann, em entrevista à revista.

    ResponderExcluir
  3. Namathis, um diretório com 10.000 vídeos educativos

    Namathis tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação por meio de vídeo-aulas online disponibilizadas gratuitamente. Todo conteúdo é aberto.

    http://pt.namathis.com

    ResponderExcluir