Para um bom apreciador de vinhos, a escolha da taça e tão importante quanto a escolha do vinho a ser servido com o jantar. Na verdade, eu sempre escolho o que vou comer a partir do vinho que estou pretendendo degustar, ou seja, pra mim é a comida que acompanha o vinho e não o contrário :D
Sem mais delongas, seguem as dicas compiladas de algumas leituras sobre o tema:
As taças de vinho são importantes porque tem o objetivo de extrair o máximo possível das características de cada bebida. Assim, a taça de tinto é maior para ajudar a liberar os aromas e a de vinho Branco menor para concentrá-los.
Existem dezenas de modelos de taças de Vinho, inclusive uma para cada região importante da França, como Bordeaux e Borgonha. Mas para você usar a taça certa basta conhecer os principais modelos, que vão atender perfeitamente as suas necessidades.
As taças de Vinho tem algumas características comuns :
* Corpo separado da base por uma haste, para manter a temperatura. (portanto, NUNCA segure um copo de vinho pelo corpo, para não interferir na temperatura do vinho)
* Abertura mais estreita que o corpo, para concentrar os aromas.
* Cristal ou vidro fino, por causa da viscosidade, aromas e aeração.
* Incolor, para permitir apreciar a cor.
Além disso você deve observar algumas regras simples, mas importantes :
* A limpeza deve ser cuidadosa.
* Cuidado com excesso de detergentes.
* O conteúdo do vinho não deve ultrapassar 1\3 da Taça. (se vc deseja colocar meia garrafa em uma taça, compre uma taça proporcional a sua sede, mas não a preencha por mais de 1/3)
Dito isso, vamos conhecer um pouco de cada tipo de taças.
As taças de vinhos tinto são sempre maiores. Isso para permitir a aeração necessária aos tintos, e também por serem mais encorpados e complexos, para facilitar o desenvolvimento e a identificação dos aromas.
As taças de vinho branco são menores e tem a boca mais estreita. São menores pois como o Branco se toma mais gelado (entre 10C a 12C) isso ajuda muito a manter a temperatura, tendo a boca estreita para concentrar mais os aromas, que não são tão pronunciados como no Tinto.
Já os espumantes tem taças de corpo longo e fino, para manter a temperatura, mas principalmente para manter as bolhas dentro da bebida. As taças abertas de espumante, embora tradicionais, facilitam a saída das bolhas e não são recomendadas.
Os vinhos frisantes tem uma taças com o corpo que é um misto de vinho branco e espumante.
Já as taças de vinho de sobremesa, como o Porto, são pequenas, entretanto maiores que taças de licor.
Bons vinhos!